Manuel: O Homem que se espera não dar 'rebuçados' nos polícias mixeiros e corruptos
Manuel Homem é o homem a quem recaiu a vontade do Presidente da República para desbaratar e não dar rebuçados aos oficiais comissários, oficiais subalternos e agentes acusados de estarem envolvidos em diversos crimes. Nos ombros de alguns oficiais e dirigentes deste pelouro dos órgãos de defesa e segurança, embora sem estar ainda disponível a lista dos visados, além das patentes e postos policiais, pesam também crimes de contrabando de combustível, de drogas, de diamantes e até de venda de passaportes a cidadãos estrangeiros e nacionais num esquema que tem lesado o Estado em largos milhões de kwanzas e dólares.
Por: Telson Mateus
Quando forem 15 horas e 30 minutos, o ex-governador de Luanda, Manuel Gomes da Conceição Homem vai assumir as rédeas do Ministério do Interior, um pelouro importante para a vida política e cívica dos cidadãos em função da acção dos seus agentes no dia a dia do povo angolano.
Manuel Homem vai receber as pastas do seu antecessor, general Eugénio César Laborinho, na presença dos membros do Conselho Consultivo do MININT e seus órgãos, de quem espera receber todo apoio e colaboração para levar às barras da justiça os responsáveis do contrabando de combustíveis em Angola, cujo epicentro é a província do Zaire, num acto a ser presidido pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do PR, Francisco Pereira Furtado.
Além destes crimes, tal como denunciou o ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado e o próprio Chefe de Estado, João Lourenço, altas patentes da Polícia Nacional e das Forças Armadas Angolanas, políticos e parlamentares também são acusados de um mar de crimes que, em condições normais, deveriam convocar a atenção dos órgãos judiciais e do Ministério Público uma actuação enérgica para desencorajar essas práticas nocivas para a sociedade angolana.
Embora vai estar ladeado por militares e polícias, espera-se que Manuel Homem tenha no seu backstage uma alta patente que conheça os meandros deste pelouro endémico em casos de corrupção.
Contudo, para os oficiais e responsáveis do Ministério do Interior que se acham intocáveis, importa referir que Manuel Homem que agora entra pela porta grande do MININT é quandro sénior do Serviço de Inteligência e Segurança do Estado (SINSE), a quem coube a missão, em tempos idos, de desbaratar o Ministério das Tecnologias de informação e Comunicação Social (MINTTICS) e posteriormente, colocar ordem no Governo Provincial de Luanda (GPL) de onde sai agora, como um bombeiro, para 'apagar o fogo' no Ministério do Interior, depois do Presidente João Lourenço ter encetado uma 'limpeza básica' no Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) e Serviço de Investigação Criminal (SIC) com a introdução de agentes do SINSE que vão coadjuvar o novo titular do MININT para apurar as 'mil denúncias' recentemente despoletadas e que já correm os seus trâmites na Procuradoria-Geral da República (PGR).
Enquanto Manuel Homem faz a limpeza neste pelouro, com o apoio incondicional do PR e do seu partido, o MPLA, altas patentes da Polícia Nacional aguardam expectantes aos quais vão recair a graça de serem nomeados para assumirem as dias secretarias de Estado.











