Ministro do Interior quer efectivos envolvidos em contrabando de combustível “exemplarmente responsabilizados”
O ministro do Interior, Manuel Homem, declarou durante entrevista aos meios de comunicação no sábado, 30, durante visita no Posto Fronteiriço do Kanga Nguvo, onde verificava a situação da prevenção e combate a criminalidade na fronteira terrestre, a necessidade dos efectivos da Polícia Nacional envolvidos em contrabando de combustível, serem exemplarmente responsabilizados.
Por: Belchior Resende
Homem enfatizou a importância de assegurar a integridade, patriotismo e defesa das fronteiras, especialmente para os agentes da ordem, sendo que, aqueles identificados como envolvidos no contrabando serem devidamente sancionados de acordo com a lei.
O Ministro também mencionou a perda significativa de dinheiro devido ao contrabando de combustível, principalmente para o Estado Angolano, destacou a urgência de tomar medidas disciplinares necessárias para combater esse problema que afecta a economia e a segurança nacional.
Além disso, mencionou que o tema do uso da fronteira para o trânsito precisa ser tratado com a AGT a fim de se tomar outras decisões.
Finalizou ressaltando a importância de garantir a segurança da economia e da segurança nacional. O Ministro do Interior liderou uma comitiva composta por membros do Conselho Consultivo do Minint, do Conselho Superior de Polícia, com destaque para o governador provincial, Adriano Mendes de Carvalho.