Em 2025 a missão das FAA vai continuar a ser a preparação permanente - General Altino
O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), general de aviação Altino dos Santos, apelou, nesta quinta--feira, 26, em Luanda, aos chefes de comandos, a manterem a firmeza e determinação no seio das tropas, com vista a servirem o país com coragem, resiliência e elevado sentido de responsabilidade.
Ao intervir na cerimónia de cumprimentos de fim-de-ano, Altino dos Santos disse que “devemos continuar com a mesma determinação e firmeza, para que, em 2025, as Forças Armadas Angolanas (FAA) atinjam níveis de sucesso galvanizados”.
O ano que se avizinha, disse o general de aviação, vai exigir das FAA continuidade na melhoria dos métodos de planeamento, organização e gestão de recursos humanos, materiais e financeiros, através de uma definição clara e objectiva das prioridades, porquanto os recursos são e serão sempre escassos.
A sistematização do controlo dos equipamentos e meios materiais, incluindo as armas e munições, o desencorajamento da presença de militares fardados nas ruas, muitas vezes sem motivo plausível, deve, de acordo com o chefe do Estado-Maior General das FAA, continuar a merecer a atenção permanente dos comandantes e chefias militares.
Altino dos Santos disse, ainda, que em 2025 a missão das FAA vai continuar a ser a preparação permanente, através do treinamento e adestramento das tropas e dos Estados-Maiores em todos os ramos da organização castrense.
A instrução e formação de quadros dentro e fora do país, acrescentou o general da aviação, deve continuar, de forma a dotar as tropas de capacidades operacionais necessárias, de modo a prevenir conflitos ou enfrentá-los, usando meios proporcionais, adequados e sem medir qualquer sacrifício na defesa de cada centímetro do solo pátrio.
Perante estes desafios, reforçou, todos são chamados a pautar por um coeficiente de organização militar que respeite, rigorosamente, as exigências regulamentadas na disciplina, na hierarquia e no comando único, com uma prática de actos que dignifiquem a farda e a instituição.
Realizações em 2024
Relativamente às realizações em 2024, Altino dos Santos ressaltou a inauguração de infra-estruturas, designadamente o Hospital Militar Principal e a reabilitação e apetrechamento do Instituto Superior, bem como o surgimento de novas Regiões Militares, no âmbito da nova Divisão Político-Administrativa.
No domínio da preparação operativa, combativa e educativa patriótica, acrescentou, 2024 foi marcado por vários cenários, nomeadamente a reestruturação, redimensionamento, reequipamento e modernização e aperfeiçoamento dos hábitos e habilidades dos quadros, para a melhoria das técnicas de comando.
O chefe do Estado-Maior General das FAA defendeu a necessidade de reforçar os níveis de organização e disciplina, onde as acções continuarão voltadas ao combate “enérgico contra as más práticas, que põem em risco a imagem da instituição".
A cerimónia de cumprimento de fim-de-ano contou com a presença de oficiais generais, almirantes, superiores, capitãe,s subalternos, sargentos, praças e trabalhadores civis.
C/JA