Informação de forma aberta: Homem quer “clareza” na comunicação institucional do MININT
O Ministro do Interior, Manuel Homem, procedeu, na manhã desta quarta-feira, 8, numa unidade hoteleira de Luanda, a abertura do “Encontro de Alinhamento” da Comunicação Institucional daquele ministério, onde exortou aos participantes a comunicarem de forma clara, transparente e eficaz, para que o cidadão perceba a mensagem.
Por: Cambundo Caholua
Com o lema "Comunicar Eficaz para Segurança Pública e Cidadania", o titular da pasta do Interior esclareceu que o MININT tem a nobre missão de assegurar a ordem pública e proteger os cidadãos, e, para isso, conta com todos os géneros.
"O Ministério do Interior tem a nobre missão de garantir a ordem pública, a segurança dos cidadãos e a protecção dos seus bens, para o efeito, contamos com mulheres e homens corajosos e os mais dedicados que, diariamente, se empenham em servir e proteger a nossa população", frisou.
O governante ressaltou aos distintos órgãos de comunicação institucional do MININT, que assumam um papel fundamental, porque, através deles, pode-se prestar contas à sociedade.
"Informar sobre as nossas acções e dos resultados alcançados, os desafios que enfrentamos em aproximar os órgãos do Ministério do Interior com os cidadãos", observou.
Apelou a todos para promoverem a confiança e a colaboração entre o MININT e a comunidade, a sensibilizar para a prevenção criminal e educar a população sobre como se proteger e contribuir para a segurança de todos.
"Combater a desinformação, garantir que a informação que chegue ao público seja verdadeira e promover a imagem do Ministério do Interior e dos seus órgãos, construir uma imagem positiva e de credibilidade junto da sociedade", frisou.
“Para o MININT alcançar esses objectivos, é crucial que a comunicação seja proactiva”, disse, tendo aconselhado os fazedores de comunicação institucional do Interior a se adaptarem nas novas tecnologias de informação, para que não sejam ultrapassados.
Por outra, apelou aos presentes que usem uma linguagem acessível a todos os cidadãos, bem como serem transparentes e disponibilizarem informação de forma aberta.
O acto contou com a presença de altas patentes do Ministério do Interior, bem como dos Directores de Comunicação e Porta-vozes dos vários órgãos que compõem aquele pelouro.
Segundo o Director Nacional de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério do Interior, Wilson da Piedade Santos Daniel, a finalidade do encontro é um desafio do Ministério do Interior, sobretudo no que concerne a segurança pública, tendo em conta as novas dinâmicas.
“Foi possível juntar os cinco órgãos que compõem o MININT e as delegações a nível das outras províncias”, saudou.
Wilson fez saber que o desafio vai permitir que nos próximos tempos, os vários órgãos de comunicação tenham um reforço daquilo que é abordagem, mais sempre focada na segurança pública, bem como a nível da criminalidade.