Sábado, 21 de Nov 2020 24ºC Luanda, Angola

Recentes

Cuito: Detido cidadão que matou adolescente e deitou corpo na fossa Gangues tiram o sono aos moradores do Zango III Marginal “abatido” por supostos agentes do SIC na Estalagem Treze pessoas devoradas por Jacarés no Cuando Cubango
×

General João de Matos homenageado

General João de Matos homenageado


O ex-comandante da Força Aérea Nacional, Francisco Afonso “ Hanga “, defendeu a necessidade de se reconhecer o patriotismo e dedicação do general João de Matos, o primeiro chefe do Estado-Maior General das FAA.

João de Matos faleceu a 4 de Novembro de 2017, em Espanha, vítima de doença, aos 62 anos.

Falando numa palestra, durante a abertura das jornadas alusivas ao 28º aniversário das Forças Armadas Angolanas (FAA), que se assina-la a 9 deste mês, Francisco Afonso “Hanga" , sublinhou que João de Matos soube pôr-se à disposição do país, oferecendo várias vezes a sua vida para a defesa da independência, integridade territorial e da soberania nacional.

Passados 28 anos da criação das FAA, salientou, “devemos prestar uma homenagem a um homem que congrega e simboliza os valores que constituem referência e exaltando a responsabilidade que cabe aos que hoje ainda envergam o uniforme", sublinhou.

O também general na reserva, que falou sobre o percurso histórico das FAA, destacou que João de Matos deixou um exemplo de firmeza na luta, sem nunca se ter vergado, pois, acrescentou, sempre manteve a dignidade, conseguiu edificar um exército nacional e criou as condições necessárias para o alcance da paz.

Afonso “ Hanga “ destacou ainda que João de Matos foi o edificador das actuais Forças Armadas apartidárias, numa altura difícil para o país. A sua liderança, acrescentou, foi fundamental para se ganhar a batalha contra as então Forças Militares da UNITA, após a retomada da guerra, em 1992, na sequência das primeiras eleições multipartidárias.

Francisco Afonso "Hanga" lembrou que o Acordo de Paz para Angola, assinado em Bicesse (Portugal), seria a base inicial e ideológica para a criação das Forças Armadas, no dia 9 de Outubro de 1992. Foram evidenciados esforços que visavam a estruturação das novas Forças Armadas, que se reflectiam num conjunto de directivas, tendo em conta o número de efectivos que a nova estrutura iria suportar, frisou.

As FAA foram criadas em 1991, fruto do Acordo de Paz de Bicesse entre o Governo e a UNITA.

Você pode partilhar este post!




Artigos Relacionados