Sábado, 21 de Nov 2020 24ºC Luanda, Angola

Recentes

UNITA mantem Congresso para Dezembro e suspende militantes que impugnaram o processo   DIIP desmantela rede de tráfico de seres humanos Mais de 90 quilos de cocaína e crack incinerados pelo SIC Segurança encontrado morto com tiro na cabeça no Cazenga
×

Deputados estão há mais de 10 meses sem receberem as suas subvenções 

Deputados estão há mais de 10 meses sem receberem as suas subvenções 


A pressão que tem sido exercida pelos deputados no sentido de se proceder ao pagamento das suas subvenções, que é o dinheiro com que realizam as suas deputacões nas comunidades caiu num saco roto, depois da Ministra não ter dito nada sobre o que, na realidade, se passava, mesmo depois de indagada por três parlamentares.

Por: Lito Dias

Com excepção da actividade legislativa, a vida financeira dos deputados, de uma maneira geral, não tem sido facilitada pelo Executivo. São mais de 10 meses sem receberem as suas subvenções de que têm direito por lei. Aliás, tal dinheiro, segundo o que se diz, é que tem permitido os deputados exercerem a sua actividade junto do eleitorado que representam.

Depois de sucessivas intervenções exigindo explicações sobre o não pagamento da dívida, eis que, na reunião plenária desta terça-feira, 10, o PRS, a UNITA e a CASA-CE  interpelaram a Ministra das Finanças, Vera Daves e esta apenas disse,  sem mais palavra, sem menos palavra, que apoiaria no que for necessário, declinando toda responsabilidade ao Secretário Geral da Assembleia Nacional, Agostinho Neto que, numa reunião anterior com as lideranças dos grupos parlamentares, também atribuiu toda responsabilidade ao ministério de tutela.

No referido encontro, segundo Benedito Daniel, do PRS, ficou a promessa de se resolver a questão até Dezembro.  Como quem quer dar um basta às promessas, Liberty Chiyaka da UNITA, disse "sem desprimor ao Secretário Geral da Assembleia Nacional", que quem recebeu a garantia de ver o problema resolvido até ao fim do ano, quis ouvir da Ministra a sua versão o que se passava, mas a resposta dela foi apoiar no que for necessário.

Depois da ministra, o Presidente da CASA-CE, Manuel Fernandes rebateu no assunto ressaltando o papel dos deputados. "Os deputados é que dão corpo à Assembleia Nacional; tudo o que se passa aqui deve-se a eles".

Fome na Assembleia Nacional

De salientar que de um tempo a esta parte, tem havido enormes atrasos no pagamento dos salários do pessoal de apoio dos grupos parlamentares, incluindo os seus assessores. 

"A diferença, às vezes, chega a ser de 15 dias", revelou uma fonte que não Compreende, por exemplo, que até dia 10 de Agosto o pessoal de apoio não tenha salários e "ninguém diz nada". "Nem mesmo a direcção da Assembleia Nacional que atribui a culpa ao Ministério das Finanças, quando este, por sua vez, diz que  disponibiliza de uma vez as verbas tanto dos deputados como do pessoal todo da Casa das Leis.

Na prática, segundo a nossa fonte, os assessores e outro pessoal de apoio aos grupos parlamentares continuam sem salários até esta terça-feira.

Você pode partilhar este post!




Artigos Relacionados