Sábado, 21 de Nov 2020 24ºC Luanda, Angola

Recentes

Promotores de prostituição de adolescentes detidos em Luanda Desmantelada rede de tráfico de marfim no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro Detidos efectivos das Forças Especiais que comercializam munições de AKM Polícia começou a "desarmar" empresas de segurança
×

Chefes de Estado e de Governo da SADC reúnem-se hoje em cimeira

Chefes de Estado e de Governo da SADC reúnem-se hoje em cimeira


A capital do Maláui, Lilongwe, acolhe hoje a 41.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

O encontro será realizado em modelo híbrido, ou seja, no formato presencial e virtual, devido às limitações impostas pela pandemia de covid-19.

A reunião vai decorrer sob o lema 'Fortalecer a Capacidade de Produção face à Pandemia de Covid-19, em prol da Transformação Económica e Industrial Inclusiva e Sustentável'.

Durante a cimeira, o chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, vai passar a presidência rotativa da SADC para o seu homólogo do Maláui, Lazarus Chakwera.

Moçambique fará a apresentação do relatório da sua presidência da organização e dos progressos alcançados na promoção da integração regional.

O encontro vai eleger o novo secretário executivo da SADC em substituição de Stergomena Lawrence Tax, após oito anos no cargo.

A 41.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC acontece numa altura em que a organização destacou, pela primeira vez na sua história, uma missão militar de combate aos grupos armados que atuam na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.

A SADC é constituída por 16 países: África do Sul, Angola, Botsuana, Comores, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagáscar, Maláui, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seicheles, Essuatíni, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué.

Você pode partilhar este post!




Artigos Relacionados