Sábado, 21 de Nov 2020 24ºC Luanda, Angola

Recentes

Polícia começou hoje a "desarmar" as empresas de segurança Cuito: Detido cidadão que matou adolescente e deitou corpo na fossa Gangues tiram o sono aos moradores do Zango III Marginal “abatido” por supostos agentes do SIC na Estalagem
×

48 horas de pânico: João Lourenço passa esfregona com bastante lixívia em diversos compartimentos do Executivo

48 horas de pânico: João Lourenço passa esfregona com bastante lixívia em diversos compartimentos do Executivo


O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, demonstrou, nas últimas 48 horas, que é um exímio jogador de xadrez, aplicando, embora sem explicação plausível para maior parte dos casos, ‘exonerações em massa’ a procura de um governo mais ágil no que se refere às politicas sociais, uma vez que se aproxima o julgamento do seu primeiro mandato (as eleições). Durante mais de 48 horas, JLO deixou em pânico metade do Executivo.

Por: Osvaldo de Nascimento  

As mexidas de vulto no Executivo (talvez) atende às férias de uma semana que o Chefe de Estado deve cumprir a partir desta quinta-feira, 02, no interior do país.

A esfregona nesta onde de exonerações, teve maior aplicabilidade de lixivia no ministério da Economia e Planeamento, onde o titular da pasta, Sérgio de Sousa Mendes dos Santos foi apeados e substituído pelo seu adjunto, no caso, o secretário de Estado Mário Augusto Caetano de Sousa. Para o lugar do actual ministro da Economia, a ‘sorte’ recaiu para Dalva Maurícia Calombo Ringote Allen, sobrinha do ex-ministro da Economia, Pedro Luís da Fonseca, e que até agora participava nos debates do programa ‘Política no Feminino’ da Televisão Pública de Angola (TPA).

Ainda esta quarta-feira, 01, João Lourenço nomeou Cristino Mário Ndeitunga, para o cargo de vice-governador da província de Luanda para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas.

Antes, o Presidente da República exonerou Elisabeth de Fátima da Fonseca Tavares Matos Rafael, do cargo de vice-governadora da Província de Luanda para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, nomeada em Maio de 2019.

Não satisfeito, o titular do Poder Executivo rumou para os  Caminho de Ferro onde exonerou António Alberto Mendes da Conceição, do cargo de administrador executivo da Empresa Caminho-de-Ferro de Moçâmedes E.P.

Na mesma linha, o Presidente da República nomeou Judite Armando Pereira, para o cargo de administradora não executiva do Caminho-de-Ferro de Luanda E.P.

O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, esta terça-feira, dois novos administradores executivos, para a empresa Caminho-de-Ferro de Moçamedes (CFM) E.P.

Em decreto, o Titular do Poder Executivo nomeou José Gaspar Kamunda e Elsa da Conceição dos Reis BorgesEm decreto anterior, o Presidente João Lourenço exonerou António Manuel Cabral, do cargo de administrador executivo da empresa Caminho-de-Ferro de Moçamedes E.P. Cabral, no entanto, não foi para atirado no saco dos descartáveis, foi nomeado para ser o responsável máximo dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB) E.P.

Em decreto, o Presidente João Lourenço nomeou, também, Ottoniel Mauro de Almeida Manuel e Mucheta Gabriel Apólo Lukombo como administradores executivos.
No mesmo decreto, o Presidente da República nomeou Nelson de Jesus Martins e Cristiano de Almeida, para administradores não-executivos.

Segundo nota de imprensa da Casa Civil do Presidente da República, antes foi exonerado Luís Lopes Teixeira, do cargo de presidente do Conselho de Administração, bem como os administradores executivos Edson Cláudio Lopes e Eduardo Elias Kiamavu Seno.

Foi, igualmente, exonerado Cristiano de Almeida do cargo de administrador não-executivo.

Com a tinta da caneta a fervilhar, o Presidente da República, João Lourenço, nomeou esta terça-feira, 31, Faustino António Lourenço Cortez, para exercer o cargo de vice-governador da província do Cunene para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas, em substituição de Édio Gentil Saumbwako José.

Em decreto, o Titular do Poder Executivo nomeou, igualmente, Lídia Celma Gonçalves Machado Amaro, para o cargo de vice-governadora para o Sector Político, Social e Económico da Província de Benguela.

Num outro decreto o Presidente da República exonerou, Deolinda Tchocondoca Valiangula, a seu pedido, do cargo de vice-governadora para o Sector Político, Social e Económico da província de Benguela.

A vassoura estendeu-se até a Edições Novembro, onde João Lourenço nomeou Gabriel Eduardo Cangueza, para o cargo de administrador executivo para a Área Técnica da empresa Edições Novembro E.P.

Em decreto, o Chefe de Estado angolano nomeou, igualmente, Mendes Paulo Jacinto, para o cargo de administrador não executivo do Conselho de Administração da Rádio Nacional de Angola E.P.

Antes, o Presidente João Lourenço exonerou Rui André Marques Upalavela, do cargo de administrador executivo para a área Técnica da empresa Edições Novembro E.P. e Paulo Julião Muacavula, do cargo de administrador não executivo do Conselho de Administração da Rádio Nacional de Angola E.P.

O Presidente da República, João Lourenço, nomeou esta terça-feira Manuel Nazareth Neto, para o cargo presidente do Conselho de Administração da Empresa Portuária do Namibe, cuja equipa integra outros seis novos membros.

Em nota de imprensa, a Casa Civil do Presidente da República informa que foram nomeados para administradores executivos, Fernando Cacintura, Elline Mirian Lima Coronha Esmeraldo, Domingos Delfim Jaime Francisco e David Mavococa Bengani.

Já Júlio Ângelo da Cruz Correia e Manuel José de Sousa Esteves integram o Conselho de Administração da Empresa Portuária do Namibe, como administradores não executivos.

Antes, o Presidente João Lourenço exonerou António Samuel, do cargo de presidente do Conselho de Administração do Porto do Namibe, bem como os administradores executivos Manuel Pascoal Gabriel Paz e José Domingos da Silva Santana de Cabral. De igual modo, foram exonerados dos cargos de administradores executivos Zoa Diamoneka e David Muvococa Bengani. Hélder Claudino Albuquerque e David Diniz Major Hack cessaram as funções como administradores não-executivos.

Você pode partilhar este post!




Artigos Relacionados