Sábado, 21 de Nov 2020 24ºC Luanda, Angola

Recentes

Participação do PR na 76ª sessão das Nações Unidas custa 2 biliões e 500 milhões de kwanza aos cofres do Estado Detidos marginais que simulavam serviço de táxi e roubavam telemóveis aos passageiros Assaltos à mão armada: Motoqueiros armados com AKM tiram o sono as Forças de Defesa Segurança Huíla: Detidos cidadãos com mais de 2 milhões de dólares falsos
×

JES reuniu com núcleo forte do ‘Eduardismo’ depois de aterrar em Luanda

JES reuniu com núcleo forte do ‘Eduardismo’ depois de aterrar em Luanda


O Ex-Presidente da República José Eduardo dos Santos, já está em Angola vindo da Espanha onde se encontrava ‘exilado’ por motivos de saúde, numa altura em que o Presidente da República, João Lourenço, se encontra em missão de serviço na província do Kwanza Norte.

Por: Marlita Domingos e Lito Dias

De acordo com o jornalista José Gama, JES – conforme ficou conhecido entre os angolanos - foi recebido por indivíduos da sua inteira confiança, por sinal, desterrados do aparelho do Estado, nomeadamente, o General Zé Maria, o Ex-Secretário Geral do MPLA, Álvaro Boavida Neto, destituído do cargo depois de posicionar-se a favor do ex-Presidente no mandato do actual PR, Zénu dos Santos, seu filho, Ismael Diogo e Nito Cunha.

Segundo reza a história, foi num dia como ontem, no recuado ano de 1979, também 14 de Setembro, que o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto regressava à Angola.

Contrariamente ao segundo Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, cujo regresso foi aguardado com bastante expectativa depois de duas tentativas falhadas, Agostinho Neto voltou numa urna e JES volta pelos próprios pés.

Entretanto, os angolanos aguardam com bastante expectativa pelo que se seguirá depois deste tão aguardado regresso e o que dirá José Eduardo dos Santos, numa altura que os ânimos entre a UNITA e o MPLA continuam altos.

Zé Dú em Luanda para juntar retalhos do MPLA?

Fontes do MPLA falaram ao NA MIRA que a vinda a Luanda de JES, é vista como cedência à pressão exercida por militantes 'marimbondos' que não se revêem, ao todo, na liderança do actual presidente do partido, e que pretendem ver o ex-presidente a desfazer as cisões no seio do MPLA.

Muitos anos referenciado como apaziguador, José Eduardo dos Santos (JES) volta ao país, numa altura em que o seu partido intensifica preparativos para mais um congresso que se espera reconciliador.

As recentes reformas efectuadas pelo actual presidente não caíram do mesmo tom para todos, já que um combate sério à corrupção implicaria necessariamente tocar em várias sensibilidades (marimbondos).

João Lourenço, o reformista, para muitos 'marimbondos', é tido como alguém que "finge desconhecer a vida interna do partido", por tocar até nos intocáveis.

Embora a experiência e a disciplina interna do MPLA não dê mão à resolução de quezílias fora de corredores próprios, ultimamente, tem sido fácil compreender o que se passa dentro.

E o que se sabe prova que há uma ala que ainda apoia JES e outra que apoia as reformas de João Lourenço. Fruto dessas divisões, alguns militantes têm rompido as regras e trazem alguns problemas internos ao público.

Com as eleições à vista, e os indicadores a darem como certa uma campanha eleitoral renhida, o partido no poder não pretende deixar os seus créditos em mãos alheias; pelo que pretende arrumar a casa, começando por sanar as tais divisões.

O congresso evidentemente é o espaço privilegiado para equacionar problemas de gênero, conforme garantiu a nossa fonte.

JES, quando abandonou a liderança do partido e da República, garantiu que, com gesto, deixaria a vida política activa. Ao voltar a Angola, não terá mudado de planos, seguramente, mas o carisma e as amizades conquistados ao longo de quase quatro décadas à frante do MPLA farão dele um elemento a ter em conta no processo de rejuvenescimento do partido e harmonia interna.

Pode até não participar do congresso, mas de uma coisa a nossa fonte tem certeza: ele receberá muitas visitas de amigos, correligionários e fãs. Aí, cada um poderá levar um Conselho, uma orientação e  recomendação.

Você pode partilhar este post!




Artigos Relacionados