Encontro com o Rei V marca agenda de João Lourenço na Noruega - Na Mira do Crime
Sábado, 21 de Nov 2020 24ºC Luanda, Angola

Recentes

Novo aeroporto tem capacidade para movimentar 15 milhões de passageiros por ano LIMA realiza segunda reunião ordinária com olhos postos no empoderamento da mulher NOTA NEGATIVA: Péssimo trabalho do GCI-MININT condiciona trabalho da Imprensa Cidadão nigeriano detido pelas forças policiais de Belas com mais de cem placas electrónicas furtadas  
×

Encontro com o Rei V marca agenda de João Lourenço na Noruega

Encontro com o Rei V marca agenda de João Lourenço na Noruega


O último dia da visita do Chefe de Estado angolano, João Lourenço ao Reino da Noruega,  será marcado com encontros privados com individualidades ligadas à arena política deste país do norte da Europa. 

João Lourenço, que está em Oslo, Noruega, desde quarta-feira última em visita de Estado de dois dias, manterá encontro com o Rei da Noruega, Harald V, com quem abordará questões ligadas ao cenário político dos dois países e da arena internacional. 

Com o mesmo propósito, numa outra ocasião, o Estadista angolano reúne-se com o Primeiro-Ministro norueguês, Jonas Gahr Store.  

A jornada do Presidente João em terras norueguesas termina com uma conferência de imprensa com jornalistas angolanos e locais.

Na quinta-feira, primeiro dia de visita, a agenda de João Lourenço esteve focada a componente económica, com participação no Fórum Empresarial, que juntou homens de negócios norueguês que pretendem investir em Angola.  

Para além do Fórum, João Lourenço concedeu audiências a empresários da Noruega e visitou duas “gigantes” multinacionais (Equinor e  Aker Solutions), a primeira ligada ao sector  de exploração de petróleo e a outra vocacionada ao fabrico e manutenção de soluções tecnológicas para a indústria de recursos minerais, petróleo e gás.

A cooperação bilateral entre Angola e a Noruega ganhou corpo principalmente nos domínios político-diplomático e económico-comercial.

No plano político, os dois países estão ligados por 45 anos de relações diplomáticas que datam dos primórdios da Independência alcançada, em 11 de Novembro de 1975,

o que coloca a Noruega entre os primeiros países do Ocidente a reconhecer a soberania nacional de Angola.

Depois do estabelecimento das relações diplomáticas, em 1977, a Noruega está fisicamente representada em Luanda, há 25 anos, com uma embaixada que também responde pelos interesses noruegueses, em São Tomé e Príncipe. 

O Chefe de Estado angolano deixa a capital norueguesa de regresso a Luanda no fim da tarde desta sexta-feira.

C/Angop

Você pode partilhar este post!




Artigos Relacionados