Luanda acolhe amanhã cimeira sobre conflito na RDC e Rwanda - Na Mira do Crime
Sábado, 21 de Nov 2020 24ºC Luanda, Angola

Recentes

Novo aeroporto tem capacidade para movimentar 15 milhões de passageiros por ano LIMA realiza segunda reunião ordinária com olhos postos no empoderamento da mulher NOTA NEGATIVA: Péssimo trabalho do GCI-MININT condiciona trabalho da Imprensa Cidadão nigeriano detido pelas forças policiais de Belas com mais de cem placas electrónicas furtadas  
×

Luanda acolhe amanhã cimeira sobre conflito na RDC e Rwanda

Luanda acolhe amanhã cimeira sobre conflito na RDC e Rwanda


O Presidente angolano, João Lourenço, convidou os homólogos do Rwanda, Paul Kagame, da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, e do Burundi, Évariste Ndayishimiye, para nova cimeira, na próxima quarta-feira (23), em Luanda, sobre a crise Rwanda/RDC.

A informação foi avançada pela Secretaria de Imprensa do Presidente da República, tendo adiantado que o Chefe de Estado angolano convidou, igualmente, o antigo Estadista queniano, Uhuru Kenyatta.

O documento refere que a cimeira de Luanda deverá aprovar o Plano de Acção da Paz na República Democrática do Congo (RDC) e o restabelecimento das boas relações com o vizinho Rwanda.

O Presidente João Lourenço endereçou o convite na sua qualidade de Campeão da Paz e Reconciliação da União Africana,  encarregue do dossier relativo ao conflito RDC-Rwanda, 

No quadro da mediação da tensão política e militar, o Estadista angolano esteve nos dias 11 e 12 do corrente mês no  Rwanda e na RDC, respectivamente, para dialogar com os homólogos Paul Kagame e Félix Tshisekedi.

Durante os encontros com os homólogos, João Lourenço apresentou propostas para adaptar o Roteiro de Paz de Luanda à nova realidade vivida na fronteira entre os dois países.

João Lourenço, que preside à Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), é igualmente o medianeiro da União Africana (UA) na crise entre o Rwanda e a RDC.

C/Angop

 

Você pode partilhar este post!




Artigos Relacionados