30 anos de relações diplomáticas: Biden recebe Lourenço com o Corredor do Lobito na mira
O Presidente da República, João Lourenço, desloca-se hoje aos Estados Unidos da América (EUA) para uma visita no quadro da celebração dos 30 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
No aeroporto internacional 4 de Fevereiro, o Chefe de Estado acompanhado da Primeira-dama, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos da Vice-presidente da República, Esperança da Costa, e de membros do Executivo.
Durante a visita, o Chefe de Estado angolano vai reunir-se, na Casa Branca, em Washington, quinta-feira (dia 30), com o seu homólogo dos EUA, Joe Biden.
Durante o encontro, os dois Presidentes vão privilegiar a cooperação bilateral em domínios como o comércio, investimento, clima e energia, e de modo muito particular o desenvolvimento do Corredor do Lobito, que ligará Angola, República Democrática do Congo (RDC) e a Zâmbia.
Relações Angola e EUA
Angola e os Estados Unidos da América estabeleceram relações diplomáticas formais em 1993.
Angola é o terceiro maior parceiro comercial dos EUA na África Subsaariana, devido, sobretudo, à exportação de petróleo. Os dois países cooperam em vários domínios, com realce para o comércio, as finanças, a energia, indústria transformadora, segurança, saúde e justiça.
As trocas comerciais entre Angola e os Estados Unidos da América atingiram, até Novembro de 2019, cerca de 1,4 mil milhões de dólares.
Ao assinalar 30 anos de relações diplomáticas, Angola e os Estados Unidos lançam projetos de mil milhões de dólares que vão mudar a face da África subsaariana.
A expansão do Corredor do Lobito, um megaprojeto ferroviário que vai unir o continente africano do Atlântico ao Índico que representa um investimento de mil milhões de dólares, vai ser um dos assuntos a debater entre Joe Biden e o presidente angolano, João Lourenço, durante o encontro que vai decorrer amanhã, na Casa Branca.
Karine Jean-Pierre, a porta-voz da Presidência dos Estados Unidos (EUA) anunciou no início desta semana o encontro, salientando que o mesmo assinala os 30 anos de restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.
Biden e João Lourenço "vão discutir meios de aprofundar a nossa relação bilateral com foco no comércio, investimentos, clima e energia e ainda o projeto do "Corredor do Lobito"", disse em Washington, a porta-voz do presidente norte-americano.